Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

And the Oscar goes to...

aEstou numa grande epopéia para ver os filmes indicados ao Oscar 2008. Acho que talvez antes da cerimonia eu nao consiga, até pelo simples motivo do atraso brasileiro nas estréias de filmes indicados, but os que tiverem eu irei.
Até agora vi um (wow!), e é esse o tema deste post!

Desejo e Reparação (Atonement)
Reino Unido/França, 2007 - 130 min
Romance / Drama / Épico / Guerra
Direção:
Joe Wright
Roteiro:
Christopher Hampton (baseado em romance de Ian McEwan)
Elenco:
Keira Knightley, James McAvoy, Romola Garai, Saoirse Ronan, Vanessa Redgrave

Primeiro, um comentário que não deve vir ao caso, mas me deixou curiosa. Atonement, o título original, significa Reparação. o livro de Ian McEwan chama-se Reparação. O livro incluido no filme (e isso é só o que eu contarei de detalhe do filme) chama-se Reparação. Por que ó raios foi-se incluir a palavra "desejo" no título em português??
Anyway...
(Caham) "Desejo e Reparação" concorre a 7 estatuetas(melhor filme, melhor atriz coadjuvante(Saoirse Ronan, a Briony criança), melhor roteiro adaptado, direção de arte, fotografia, figurino, e trilha sonora original.) eu aposto minhas fichas em 4. roteiro, arte, fotografia e trilha sonora. Estou lendo o livro, e até o momento, livro e filme estão em perfeita sintonia. a arte e fotografia do filme são lindos, tirando o fato de que a locação e os atores favoreceram, né? A casa, os campos, as imagens na guerra, chocantes, Keira Knigthley e James McAvoy nos papeis principais, e criar as musicas a partir do som das teclas daquelas maquinas de escrever antigar foi algo muito criativo, e principalmente muito bem estruturado para o filme. (Y)
Tá bom que é estranho dizer que estes são os principais, já que a história gira em torno de Briony Tallis. No começo da história com 13 anos (a Saoirse Ronan, que apesar do nome dificil faz uma atuação chocante, talvez por isso a indicação), depois com 18 (Romola Garai, que fez Dirty Dancing 2 e tá tão diferente que gastei uns 15 minutos de filme pra me lembrar de onde já tinha visto ela) e idosa (Vanessa Redgrave, essa sem necessidade de apresentações, right?) Mas pra quem vê a história entende que, apesar de tudo girar em torno de Briony, os principais são Cecilia e Robbie mesmo (Keira e James). Não dá pra fazer uma sinopse decente sem contar o filme todo, então depois eu apelo para alguma sinopse oficial.
O interessante do filme é que ele é dramatico, triste e tem um daqueles finais que deixam você com cara de besta enquanto rola os créditos, acende as luzes do cinema e as pessoas começam a sair, e em nenhum momento é tedioso. Um romance tem sempre todas as chances de ser tedioso, nem que seja por alguns minutos. Mas aqui não. você torce, fica com raiva, entende, releva, xinga. parece coisa de novela das 8. O fato de o espectador ver sempre os dois lados dos fatos, coisa que os personagens não vêem, facilita para isso.
O filme fala basicamente das merdas que podem acontecer quando você acredita piamente no que viu e não se preocupa em saber do que se tratava realmente. Pronto. Defini a historia ae!
Mas eu recomendo o filme. Pra quem acha que tem algo a ver com Orgulho e preconceito, filme tb com a Keira, fique sossegado. Esse filme não tem nada de Jane Austen. E prepare-se para o fim. Quando você acha que tudo terminará bonitinho.... tsc tsc..
minha nota é 9. não dou 10 pq é o primeiro que eu vejo, ainda tem muitos filmes pra ver...
kisses!

Nenhum comentário: