segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Sweeney Todd
Sweeney Todd
Direção: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Helena Boham Carter, Alan Rickman
Sweeney Todd conta a história do personagem - titulo, um homem que foi preso injustamente, e quando volta a Londres decide se vingar das pessoas que lhe causaram mal. Porém toma gosto pela coisa e começa a assassinar todos que visitam sua barbearia. Sua cumplice é Mrs. Lovett, uma fazedora de tortas que usa a carne dos assassinados no recheio e faz de sua loja de tortas a mais famosa da cidade.
Um filme que tinha tudo pra ser de puro mal gosto. Não fosse a doçura dos personagens (inclusive Sweeney, que tem motivos pra ser o que é e que em nenhum momento deixa de ser inocente), as ótimas músicas e a mão santa de Tim Burton.
Sim, pq apesar de ser um renomado musical, as coisas no cinema se tornam mto mais reais, e por consequencia tem a possibilidade de serem mto mais nojentas. Confesso que os assassinatos, principalmente o primeiro, me lembrou vagamente o estilo peculiar de Tarantino ao colocar sangue na tela, porem a historia segura tudo. e Tim Burton tem que ser um pouco estranho, senão não será Tim Burton.
Por tras de tudo tem uma historia de amor. uma não, digamos que 4. a de Benjamin Barker, inocente e tolo, com sua esposa Lucy e sua filha pequena. em seguida, a paixão doentia do juiz por Lucy e depois pela jovem Johanna, o que acaba sendo um jogo de amor com si mesmo. A paixão de Mrs. Lovett por Todd, e por ultimo a historia de amor do filme, de Johanna pelo jovem marinheiro Anthony. E historias de amor, convenhamos, segura qualquer estranhice ( que o diga Edward mãos de tesoura).
As músicas explicam pq a peça ganhou tantos Tonys. são maravilhosas, como todo bom musical da broadway merece ter. e os atores, apesar de sua maioria não serem cantores, não decepcionam. Helena Boham Carter e até o vozeirão de Alan Rickman encantam. E Johnny Depp é um caso a parte. sua voz "estrela do rock" com um sotaque inglês do começo do século a lá Jack Sparrow fazem a festa. Johnny poderia mto bem liderar uma banda de heavy metal, se não fosse tão bom ator.
Obvio que ele não ganharia o Oscar por Sweeney. primeiro, por ser Johnny Depp, e a academia tem um fetiche bizarro de indica-lo a 3 anos e nunca premiá-lo, apesar de ter merecido em pelo menos uma delas. segundo, por ser Tim Burton. A academia tradicional que premia E.T. e Scorcese está longe de premiar uma estranhice dessas. Mas esse filme é mais uma prova que a parceria Depp/Burton é mais frutifera talvez que Martin/Sinatra.
Sem esquecer, claro, da pequena porém marcante passagem do extraordinario Sacha Baron Cohen pelo filme. um personagem secundário, que pra olhos inexperientes fica dificil saber que se trata do famoso Borat. Porem uma atuação que mostra que ele é mais do que os bizarros personagens polemicos que o colocaram no mundo.
Pra qm quer ver um filme doce, bizarro, engraçado, dramatico, cheio de ação, suspense, romance e boa música no melhor estilo Broadway, Super recomendado.
Estou ouvindo - Sacrifice - Elton John - Album: Rocket Man - Greatest Hits
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário