Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Curious...very curious...

O curioso caso de Benjamin Button

Posso estar me precipitando, mas esse será o vencedor do Oscar de 2009. Não vi os outros indicados, porém O Curioso caso de Benjamin Button é fascinante.
Detalhes a parte, o filme narra de
 uma forma lenta porém envolvente a vida de Benjamin Button, um homem que vive ao contrário. Abandonado pelo pai ao nascer, Ben é acolhido por uma enfermeira em um asilo de idosos. Sua aparencia é horrível, e o médico constata que ele tem todas as doenças comuns de uma pessoa no fim da vida. Todos acreditam que isso indica que ele não terá muito tempo de vida, porém o bebê continua crescendo. A medida que o tempo passa, percebe-se que Benjamin vai ficando mais jovem e mais forte, e as rugas começam a desaparecer, a coluna endireita, a pele fica mais firme. Constata-se então que Benjamin vive de trás para frente, e está ficando mais jovem enquanto envelhece.
Em sua "juventude", Ben conhece Daisy, neta de uma das internas do asilo, e logo ficam amigos. Aos 17 anos, Ben decide se juntar a tripulação de um navio re
bocador e sai pelo mundo. Ao voltar, reencontra Daisy como uma jovem bailarina em ascenção, e apesar de tudo, o romance não acontece. Quem sai pelo mundo agora é Daisy, e depois de um acidente ela volta à sua cidade e reencontra Ben, e é quando se deixam levar pelo amor que existe desde crianças. 
A verdade, como diz a personagem de Cate Blanchett, que está 
linda, delicada e forte, é que o primeiro reencontro era o errado. Ela era muito jovem, e ele muito velho. Eles se encontram no meio da vida, e conseguem assim viver um amor forte, feliz e intenso. Mas ao se aproximar da juventude, Ben percebe que seu amor ficará cada vez mais dificil.
O filme é intenso, e corre com o ritmo de um livro. nas 3 horas e pouco no cinema, voce se sente como se estivesse lendo um livro mesmo, mas daqueles que, por mais que sejam 5 da manhã e voce acorda as 6, voce nao consegue deixar de ler. O filme realmente conta a vida de Ben, em cada momento marcante, cada detalhe, cada passagem importante. O romance com Daisy é um desses momentos, e é o mais importante no filme. Ele poderia muito bem ter caido no cliche do amor impossivel, mas não cai. Apesar de ser central, o romance não é a coisa mais importante do enredo, e sim a vida de Benjamim. 
A interpretação de Brad Pitt está otima. mesmo com a maquiagem e as limitações fisicas do corpo de idoso, você consegue ver uma criança ou um jovem com espirito aventureiro, querendo descobrir o mundo, com a inocencia na primeira vez com uma mulher, na primeira paixão, etc. Ou seja, ele realmente demonstra o que Benjamin Button é. Quando criança ele é idoso fisicamente, vive entre idosos, mas gosta de correr e brincar com bonequinhos. Quando jovem parece um senhor de seus 60 anos, mas quer fazer tudo e mais um pouco no rebocador. E quando adulto, quando finalmente pode amar Daisy, ele está Brad Pitt.
Momento feminino: Brad será sempre Brad. Mulheres, preparem-se. Achei sacanagem a época em que ele se torna um homem adulto é justamente os maravilhosos anos 50, das motos e jaquetas de couro e gel no cabelo. Brad AHASA! haha Sim, ele é lindo, fazer o que?
Anyway. O filme é delicado e sincero, como Forrest Gump foi. Acho que o diretor ou o roteirista é o mesmo, não tenho certeza. Ben não é Forrest, de jeito nenhum, mas o ritmo do filme é bem parecido, o que é um baita elogio. Brad e Cate tem uma baita quimica na tela, e fazem um lindo e emocionante casal. Filme que te prende até o fim e te emociona, e o fim te surpreende, apesar de ser lógico. Maravilhoso!

Nenhum comentário: